"Mas espero que ainda dê tempo..."

segunda-feira, 5 de março de 2012


“Desculpe,
Estou um pouco atrasado
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei errado
E eu entendo [...]”

Dentre muitas das capacidades e incapacidades humanas o perdão se destaca e é o que separa os meninos dos homens – ou as meninas das mulheres, pra não haver descriminação.
Incrível como é comum ouvirmos algumas pessoas dizerem “não, isso é imperdoável”. É claro que é doído, tanto para quem pede, quanto para quem dá. Se fosse algo simples, se a vida fosse simplesmente recheada de situações que você “pode ou não pode” perdoar, não seria necessária uma palavra apenas para isso.
O problema é que o perdão é encarado como uma escolha e não como uma capacidade. É claro que você pode escolher perdoar alguém ou não, juntamente com essa escolha vem o peso, o ressentimento, a raiva, a falta de amor e toda a bagagem de amarguras, mas é uma escolha consciente. No entanto taxar como “imperdoável” é querer tirar de si a responsabilidade de não aceitar.
Quem trata o perdão como uma incapacidade são os mesmos que fazem do mundo um lugar mais cinza. São os mesmos que não distribuem sorrisos, porque o coração está fechado.
Não é fácil, nunca vai ser. Mas aí está a graça. Não tem nada a ver com a maçã do topo ou qualquer estorinha. Apenas porque a dor é que mostra a importância daquele sentimento.
Longe de mim banalizar os clichês de “todo mundo erra” ou “errar é humano”, mas clichês estão aí pra isso, todo mundo sabe que é verdade. Não que a proporção e consequência dos nossos erros sejam as mesmas. Mas por que amargar a vida de alguém que está arrependido?

Pare de segurar um abraço por orgulho. Pare de guardar um "me desculpe?" por birra.
Pare!

2 comentários:

  1. Ahhh que saudade dos seus posts, fazia tempo que nao lia. Lembrei de um pensamento de sex and the city: como voce pode perdoar se nao pode esquecer? Acho que eh mais ou menos por ai. Nao eh tanto a questao do orgulho ou da magoa. Eh o que sua cabeca nao consegue ignorar.

    ResponderExcluir
  2. É Colgate negocio não é fácil não... Perdoar não fácil, simplesmente aceitar algo e tocar para frente sem ressentimento é algo digno de aplausos... Provavelmente apara ambas as partes é dolorido... Você tem que estar preparado aceitar as coisas que vem depois, tentar tirar o máximo possível das paranoias como "Será que me perdoo de verdade" ou "Será que ele (a) que vai cometer esse erro novamente" á "N" fatores nessas situações e o perdão deve ser interpretado como uma escolha... Pois se você optou por essa escolha, demonstrar que você tem a capacidade de aceitar novamente essa pessoa ao seu lado novamente!!!
    A incapacidade de perdoar ou pedir perdão de algumas pessoas devem ser interpretadas... De maneiras bem minuciosas, pois a casos e casos... Como você mesmo diz atitude do perdão em alguns casos mostra como meninos são homens e meninas são mulheres... Mas á "N" situações... Um pai que perdeu um filho por motivos não naturais, por exemplo... Eu particularmente não sei como lidaria com isso... É errado nos olhos de “Deus ou Sociedade”, pois todos nos merecemos perdão! Pode até ser... Mas deve ser muito difícil quebrar esse circulo vicioso de raiva e magoa!!Acho que quando as pessoas entenderem que elas são capazes de quebrar esse circulo...provavelmente nossas vidas vão estar bem mais colorida e não tão cinza... :P

    ResponderExcluir

Gostou? deixe registrado. Não gostou? deixe também.