Religião e blablabla

quarta-feira, 21 de março de 2012



Hoje por acaso acabei caindo na página da ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) no facebook e o que eu li me incomodou tanto, tanto, que precisei escrever.
Não vou falar sobre minha posição como cristã - a qual existe e se por acaso interessar pode me perguntar que vou discorrer com prazer. Mas gostaria de tomar uma posição como cidadã, como uma pessoa com bom senso e que preza não apenas os próprios pensamentos, mas também os pensamentos alheios.
Religião, política e futebol são assuntos que nunca acabam bem em uma discussão.
Religião eu gosto de falar, mas sempre procuro ter a permissão do ouvinte para tal.
Política eu não me interesso, não por alienação, mas por falta de motivação.
E futebol, esse eu assumo que conheço muito pouco.

De tudo o que li, o que mais me incomodou na página da ATEA foi o fato das pessoas quererem levantar uma bandeira pelo puro prazer de ir contra algo. Após vários comentários e publicações, a única conclusão que eu cheguei foi a de que (a maioria) dos membros não são ateus ou agnósticos, são simplesmente anti-cristãos.
Cada um tem o pleno direito de acreditar em algo ou não acreditar em nada. Mas procurar através disso um motivo para ofender quem crê é dar um passo atrás ao que chamam de "evolução".
Acho válido uma associação para ateus e agnósticos, afinal são pessoas que (supostamente) partilham de ideias comuns. No entanto, acho mais válido ainda que façam algo de bom com isso. Se o intuito é mostrar que "o mundo não precisa de um deus", então que mostrem às outras pessoas o que podem acrescentar à sociedade sem ter uma crença. Mas a única coisa que sabem é - como trogloditas - procurar piadas e mais piadas, ofensas e mais ofensas.

Eu sou cristã. Não acredito, por exemplo, em Ganesha. Mas nem por isso eu - em momento algum - me voltaria a um hindu e diria "Nossa, como é ridículo acreditar em um deus que tem cabeça de elefante, corpo de homem e usa como meio de transporte um rato! Você não pode ser uma pessoa inteligente!".
Calma lá, meu amigo! Eu até posso achar ridículo, mas isso não me dá o direito de zombar daquela crença, muito menos de medir a capacidade intelectual da pessoa.

Entendo que o cristianismo, ou a religião em geral, hoje é muito banalizado e tratado - muitas vezes dentro da própria igreja - de uma maneira que só dá descrédito. Como cristã fico triste com isso. Mas como tantos "ateus", "agnósticos", amantes de buda ou sabe lá, querem criticar a imagem de algumas instituições e algumas pessoas, eu espero que, já que querem ser críticos, que sejam também sensatos. Espero que entendam que, embora alguns tratem a igreja como um "negócio" e alguns esperam em Deus como o "gênio da lâmpada", há também os que vivem e morrem por uma crença que eles não entendem. Há os pastores que pregam o amor e não a conta bancária. E há os que não se cegam para a ciência só porque acreditam em Deus.

Acreditar em algo é uma das opções humanas. E não respeitar essa opção é o que coloca alguém abaixo de toda a fauna.

4 comentários:

  1. Meu esse negocio de religião é uma porra foda, nunca acaba bem essas conversas...
    Montar ATEA ou associação de seila o que é valido é até legal... as pessoas sempre conseguem criticar outros de seu semelhante porque não se encaixa no seu estereótipos
    a decisão de cada um...se vc é ateu graças a deus...legal... vc tem sua própria convicções...se vc é crista...poxa vc segue uma religião...
    bacana isso..vc fez uma escolha e acredita nessa fé...mas merda foda...é você acredita em algo que não é o mesmo do próximo.. o mundo acaba aiii....cada um faz sua escolha que lhe convém...eu sou espírita e ae? Por esse sou pior que beltrano ou cicrano?
    Se fossem pra julgar cada pessoa por religião ou entidade devida em que elas acreditam ...estávamos todos fudidos... O grande problema não é religião ou seus derivados... o grande problema é pessoas...o ser humano é o animal mais #$.. que existe....
    As pessoas queimaram em nome de uma religião e deus, as pessoas tacaram aviões em prédios em nome de deus e religião... As pessoas praticamente doam todo seu dinheiro em nome de um deus e uma religião... O que tem em comum tudo isso...pessoas...as pessoas conseguem destruir a imagem de tudo..seja qualquer clero ou opção....
    O grande problema desses planetinha pequenininho azul... somos nos mesmos...enquanto agente não mudar...vai sugir novas associações...novas religiões e deuses...e a historia sempre será a mesma!!!
    Como diria Douglas Adams uma pessoa a 2 mil anos foi morta e pregada em um pedaço de madeira..só porque falou que seria legal se as vezes as pessoas fossem legais umas com as outras só para variar...acho que isso já diz muito.

    ResponderExcluir
  2. Achei engraçado seu ponto de vista Matheus: se vc é ateu graças a deus! ahahahaha

    Gabi, a gente nunca vai chegar muito bem num consenso sobre religião. Vc sabe meus pontos de vista, eu sei os seus e até frequento sua igreja e acompanho vc nos cultos, mesmo não concordando com algumas coisas.
    Mas isso não vem ao caso agora....
    Porque em uma coisa eu concordo plenamente com vc: religião não é uma coisa pra se discutir. Exponha seus pontos de vista, eu exponho os meus. Se a pessoa achar os meus legais, ótimo, se não achar, sinto muito, cada um foi educado de um jeito e em uma igreja diferente.
    Porém, uma coisa eu sempre digo: Ganesha, Zeus, Buda, Hare Krishna, Deus, pra mim é tudo uma coisa só apresentada em modelos diferentes.
    Religião pra mim é a propagação do amor ao próximo (uma coisa que todos deveríamos praticar mais) e a busca por um apoio nesse mundo estranho que a gente vive.
    Não adianta brigar por isso, nações inteiras estão em guerra há séculos por causa de religiões diferentes, que não passam de títulos .
    Se vc realmente acredita em um deus, seja ele qual for, vc deve ter pelo menos amor no coração pra respeitar a outra pessoa que acredita em outra coisa ou não acredita em nada.
    Não vou entrar no quesito "igreja como um negócio" porque isso me revolta demais.
    Mas um ótimo texto para os idiotas que não tem cérebro Gabs, pq pra mim parece que tá na moda ser ateu, ou anti-cristão hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Só pra confirmar... Vocês entenderam que eu NÃO estou falando de religião, né??? Estou falando apenas sobre a intolerância religiosa.

    Só pra constar...

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu leio tudo que a ATEA posta, não falo sobre religião, nem sobre crenças... Nunca tentaria convencer alguém, que acredita ou não, que a sua crença é "errada"
    Acho que não existe crença errada, existe sim a crença de cada um...
    Se as pessoas aprendessem a tolerar o mundo seria um lugar tão melhor...

    ResponderExcluir

Gostou? deixe registrado. Não gostou? deixe também.