Uma carta para mim mesma 10 anos atrás*

sexta-feira, 25 de abril de 2014



Oi Gabby!
Você ainda gosta que te chamem assim, né? Já vou começar com essa dica: pare. É feio, é brega. Seu nome é Gabriela e "Gabi" é muito mais bonito.

Quem está falando aqui sou eu, ou melhor, você. Você mesma daqui 10 anos. Tenho algumas dicas básicas de sobrevivência e ahhh... se essa carta pudesse chegar até você. Mas se não chegar, não se preocupe. Vai sobreviver. É que você sabe, continuo sendo meio exagerada.

Então começando...
Você tem 15 anos, aceite: você não é adulta. Você é imatura em muitos sentidos e tão adolescente quanto qualquer outra garota de 15 anos. Esquece esse lance de "maturidade" e "agir como adulta". Isso não vai te levar a lugar nenhum. Aproveite sua doce e boba adolescência porque vai ter muito tempo nessa vida pra precisar ser séria.

Use mais cores! Que coisa chata esse armário cheio de roupas pretas. Nem gordinha você é pra querer disfarçar. A vida fica melhor com algumas cores, mas tudo bem... Talvez você só entenda isso daqui um tempo mesmo.

Vá visitar a Nathy! Você não sabe ainda, ninguém sabe, mas daqui algum tempo ela não vai mais estar aqui... E eu sei que você sente saudades dela.

Daqui um tempo você vai ter seu primeiro namorado. Mas não se empolgue muito. Embora ele seja um cara sensacional, não vai durar nada e você nunca vai entender por que namorou.
Depois disso você vai conhecer um outro cara muito legal e vai se apaixonar. É, ele toca violão, faz umas piadinhas engraçadas, é inteligente... Mas não se engane de novo. Vai dar merda. Só que antes de dar merda vocês vão passar quase 3 anos juntos. Aproveite e guarde só as lembranças boas! Porque o passado é seu e ninguém tira, nem a merda. Vai por mim. Vai demorar um tempo pra você perceber, mas não vale a pena guardar o que nos faz mal. Se você puder se tocar disso agora, aos 15 anos, me faria um grande favor.

Eu sei que você gosta muito de química e já pensa em fazer disso a sua carreira. Mas se você puder ouvir bem um conselho dessa carta, eu peço que seja este: vá fazer um curso de engenharia. A dificuldade é a mesma e o seu salário vai ser, no mínimo, três vezes mais alto. Confie em mim, eu sei o que estou falando. Esse mercado de trabalho fez curso com a vida no sentido de querer te sacanear. E, por algum motivo, pra ele ter o título "engenheiro" na frente do nome faz uma boa diferença.

Controle a sua alimentação, faça mais exercícios e use hidratante diariamente. Não que você vá ser gorda daqui 10 anos, mas acredite quando eu digo: magrinhas também tem estrias e celulites depois de um tempo.

Pare de brigar tanto com o seu cabelo. Aproveite esses cachinhos porque daqui 5 anos seus hormônios malucos vão relaxar e seu cabelo vai voltar a ser liso.

Ouça a nossa mãe! Ela é muito esperta! Eu sei que tem coisa que ela fala e que parece bobeira, mas eu juro que ela está querendo ajudar!

Aproveite suas tardes livres e vá aprender outra língua, além do inglês. Ninguém está dando muito valor pra isso agora, eu sei. Mas daqui 10 anos, só uma língua a mais não vai ser suficiente.

Cuide de você e acredite: "você é linda". Eu sei que tem dias que a sua autoestima está no lixo (infelizmente você ainda acorda assim alguns dias, mesmo aos 25 anos). Mas com o tempo você vai perceber o quanto a beleza é superestimada. Esses estereótipos todos são pura bobagem. Cada um é lindo do seu jeito e você precisa acreditar nisso. Pare de seguir modinhas porque elas não combinam com você.

Não se junte a pessoas de caráter duvidoso. Você vai encontrar pessoas na sua vida que parecem legais, mas não são. Aprenda a perceber isso o mais rápido possível. Dica: uma pessoa que sacaneia outro, vai um dia te sacanear também.

Mesmo assim, aprenda também que "segunda chance" deve ser um direito de todos. É verdade, as pessoas não mudam, mas elas crescem. E você vai se arrepender de algumas coisas também. Quando se arrepender ou perceber que estava errada tenha humildade de assumir. Orgulho é um sentimento que as pessoas se enganam achando que é bom.

Ah, por favor, desapegue da ideia de que você toma as decisões para a sua vida. Esqueça, garota... Ninguém consegue decidir como vai ser a vida. O que a gente faz são escolhas baseadas no que pode ou não acontecer. E na maioria das vezes não acontece como esperávamos. Compreender isso desde cedo evita muita frustrações.

Saiba a hora de ficar quieta e dê mais valor ao seu silêncio. Nem todas as pessoas compreendem a transparência e muitas coisas não merecem ser ditas por impulso.

Você enche o saco do seu pai com tanta coisa. Procure uma oportunidade e comece a encher o saco pra conseguir uma viagem! Depois da sua primeira viagem internacional você vai se apaixonar por esse mundão e não vai mais querer parar. Só que essa primeira viagem só acontece nos seus 21 anos. Se você conseguir visitar outros ares antes disso, melhor pra você!

Pare de se depilar com gilette! Vira macho, menina! Cera quente dói, mas facilita a vida. Mas você é muito frouxa mesmo.

Seja cautelosa com o seu fotolog e seu orkut. Tudo na internet vira uma praga e você vai ter muita vergonha de algumas coisas no futuro.

Não se desespere. Eu sei, a ansiedade, a necessidade de controle, a afobação é grande às vezes. Mas não vale a pena. Ainda mais quando se é tão jovem. A grande maioria dos problemas da vida são absolutamente passageiros. O tempo é o seu melhor amigo.

Por falar em amigos... Alguns vão se afastar. Você vai ficar triste com isso,  porque, afinal, é mesmo triste. Mas não os julgue por isso. A vida é assim e você também vai se afastar de alguns. O importante é que você saiba dar valor aos que ficam e tente manter um pequeno contato com carinho com os que estão mais longe.

Pare de se culpar. A vida vai passar, a escola vai passar, a faculdade vai passar e você ainda vai procurar coisa pra se culpar. Mas hoje eu sei, não vale a pena. Eu já falei que você não tem controle sobre o futuro. Então, acredite: as coisas acontecem e a culpa não é sua.

Enfim, Gabby... Tenho tanta coisa pra falar. Queria mesmo te encontrar e poder contar, mas estragaria a surpresa. Então o que eu quero mesmo dizer é: divirta-se!

Um beijo,
Gabi - você mesma aos 25 anos



(*) "Uma carta para mim mesmo 10 anos atrás" é um projeto do site Hypeness.

5 comentários:

  1. Muito bom Gabs! Deu pra escutar sua voz narrando a história! rs

    ResponderExcluir
  2. ownn me emocionei *_*
    adorei o Seja cautelosa com o seu fotolog e seu orkut. Tudo na internet vira uma praga e você vai ter muita vergonha de algumas coisas no futuro.

    ResponderExcluir
  3. ahhhh.. muito fofo.... lembro da Gaby deste tempo e sempre me orgulhei de ter ela como amiga... embora essa carta seria interessante pra ela, é óbvio que ela não precisou destas dicas master pra virar uma mulher super JB... mil beijos... XXX

    ResponderExcluir

Gostou? deixe registrado. Não gostou? deixe também.