Luluzando

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Já imaginou sua beleza, performance, papo e inteligência sendo avaliados publicamente?



Tem coisas nessa vida que a gente precisa testar pra saber. A maior novidade de todos os tempos da última semana é o app feminino "Lulu", diz a lenda vindo de "Luluzinha", ou "clube da Luluzinha".

Pra quem não sabe ainda, é um aplicativo para "avaliar homens" sob a fachada corporativista feminina de que é importante as mulheres saberem onde estão pisando. E eu só digo uma coisa: isso é errado em tantos níveis! Vou me explicar.

A ideia das criadoras era de que as usuárias - no feminino, pois apenas mulheres conseguem acessar o app - fossem realmente sinceras e dessem informações reais sobre homens que já ficaram, tiveram um affair, rolinho, namoro etc. Para que as pretendentes soubessem o terreno onde pisam. Não que estivesse bom dessa forma, mas é óbvio que a coisa não acontece bem assim. Muita gente cai na brincadeira, faz avaliações sem nem conhecer alguns homens e outras fazem péssimas avaliações apenas por vingança. Os homens - que podem solicitar ter o perfil removido do app - são avaliados em notas de zero a dez em vários quesitos, podendo identificar se já ficou ou namorou o cara. Além das avaliações também é possível descrever o "caráter", entre outras coisas mais, por hashtags boas e ruins. Algumas hashtags são bem explícitas, diga-se de passagem.
Algumas pessoas estão levando como uma simples brincadeira, mas o que parece ser divertido pra uns, pode virar o inferno de outros.

Pois bem, depois de reportagens e chuva de comentários a respeito no meu facebook eu resolvi dar uma olhada no tal app.
Baixei ontem, fucei por uns 10 minutos e apaguei logo em seguida pra nunca mais entrar. Achei super desagradável e invasivo. Eu imaginei inicialmente que as mulheres cadastrassem os homens e então eles seriam avaliados, mas não. É necessário entrar pelo facebook e então tcharan! Automágicamente todos os seus amigos e amigos de amigos e possíveis conhecidos estão lá. Todos possuem um perfil para ser avaliado, com a foto do facebook, onde estudam/trabalham e se são solteiros ou não.
Comecei a mexer na maior inocência e, de repente, eu tinha informações extremamente íntimas que eu definitivamente não queria saber. Quando eu digo que todos os homens estão lá, são todos! Estão meus amigos, conhecidos, meu namorado, caras que trabalharam comigo e foram meus superiores, pais de amigas minhas, enfim, acho que deu pra entender o nível de "desagradável" que eu quis dizer.
Ainda é pequena a quantidade de perfis que foram avaliados com relação ao total, embora alguns dos meus amigos tinham muitas avaliações (por volta de 60, 70). Alguns deles tem namorada e eu fiquei imaginando o quão chato seria uma namorada lendo aquelas coisas - foi nesse momento que eu tive certeza de que iria apagar o app.
Além de uma fonte de ciúmes inesgotável para algumas mulheres, é extremamente invasivo aos próprios homens. Se um aplicativo desse nível, só que com o público feminino sendo avaliado, vira moda, nossa! Vão chover críticas e mobilizações feministas de todos os lados. Onde já se viu homens avaliando mulheres com palavras baixas pra todo mundo ver, dando nota de performances, etc. Que coisa mais machista e absurda!...
Mas não é questão de ser feminista ou machista, simplesmente não deve existir.
Tudo isso analisando apenas a questão da privacidade.


Agora vamos supor por um minuto que a ideia do negócio é boa e que todas as moçoilas estejam lá a fim de avaliar de forma sincera seus últimos casos e outras estejam mesmo vendo se seus pretendentes valem a pena.

Meu Deus, em que mundo isso poderia funcionar? Por que um cara deu mancada com você ou não te ligou no dia seguinte, ele agirá assim com todas? Como se você mesma, mulher que reclama tanto da raça masculina, nunca tivesse dado mancada com um cara antes. Ou quisesse namorar todos os que já ficou.
Cada situação é única, cada relacionamento é novo e cada encontro é uma surpresa. Vamos fazer o favor de conhecer as pessoas, de fato, ao invés de tentar decifrar quem elas são e julgar?


De qualquer forma, sei que alguns gostaram da ideia.

Aos meus amigos homens que, assim como eu, não gostaram, lembrem-se que podem solicitar a remoção do seu perfil.
Às amigas mulheres comprometidas, deixem isso pra lá.
Às amigas mulheres solteiras, prestem atenção. Entrar na "brincadeira" é uma coisa, levar a sério o que lê é outra.


2 comentários:

  1. nossa, da primeira vez que vi uma notícia sobre esse app eu pensei: que coisa mais inutil! Qual vai ser a graça de descobrir por si própria como o cara é ou deixa de ser.. Onde vai ficar a magia de descobrir (em todos os sentidos)? E, sim, eu como boa ciumenta morreria de ciúmes de ver a avaliação de um cara que eu gosto mto nesse app...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... essa tá sendo uma das principais questões... As namoradas estão enlouquecidas. E, mesmo que o cara não tenha culpa nenhumaa no cartório, acaba sobrando pro coitado de um jeito ou de outro...

      Excluir

Gostou? deixe registrado. Não gostou? deixe também.