O padrão do fim

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Até os diálogos do fim seguem um padrão

Engraçado como muitas coisas na vida seguem padrões. E nós não aprendemos nada com eles.
Acho que faz parte da essência humana ser tão limitada.
Dizem que Einstein disse uma vez que "Loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".
Então acho que somos todos loucos.

Fins de relacionamentos - e pseudo-relacionamentos - também seguem alguns padrões. Ocorrem todos da mesma forma. E nós sempre agimos como se fosse a primeira vez. Algumas vezes com mais intensidade do que outras, concordo.
Mas é interessante notar alguns detalhes. Uma das partes sempre sai aliviada. E não digo isso em tom pejorativo. Acontece que da mesma forma que "quando um não quer, dois não brigam", também é válido para "quando um não quer, dois não beijam".
Infelizmente, relacionamentos são seres com alelos dominantes para o não. Isso significa que, por mais que você acredite com todas as suas forças que o outro é o amor da sua vida, se ele disser "não", fim. Você não tem voz ativa. O seu "sim" é recessivo e isso nunca vai mudar. Por isso, o dono do não sempre vai sair aliviado. Não é por mal, mas ninguém quer ter a responsabilidade da felicidade de outro que não deseja mais sobre as suas costas.
Já o dono do sim... Bom, esse é o coitado que reage da mesma forma como todos os outros quando levam um pé na bunda, mas é limitado demais pra enxergar isso e fazer alguma coisa diferente. De qualquer forma, talvez toda a sequência padrão seja mesmo necessária.
Entre os atos mais comuns estão (em ordem cronológica):

  • Tentar convencer o outro - Sempre uma péssima ideia. Se o outro teve culhões pra te jogar um não, a insistência normalmente só dá mais certeza da decisão.
  • Isolar-se do mundo - O menos aceito pela sociedade e os amigos. Acham que você está "depressivo demais" ou "chato demais" ou só quer atenção. Mas é importante ter um tempo pra colocar as ideias no lugar, aceitar o fim.
  • Achar que nunca mais vai conseguir gostar/amar alguém - Esse é muito comum. E muito engraçado. Existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Sério que você acha que não vai se apaixonar de novo? Sério. Esse é um dos pontos mais relevantes do fim. E não deve ser levado como uma brincadeira. Você tem todo o direito de se sentir assim, isso significa que o seu sentimento é muito lindo e puro. Mas tente botar o pé no chão. A euforia do sentimento vai passar e depois de um tempo você mesmo irá rir de ter pensado assim.
  • Dizer que cansou de relacionamentos, que nunca mais vai se envolver com ninguém - Acho que esse é o meu preferido. Porque é mentira. É muito fácil falar isso quando tudo o que se enxerga é o outro e ninguém mais. Mas com o tempo conhece novas pessoas, surgem novas oportunidades e o "nunca mais" vai direto pelo ralo.
  • Começar a ignorar ou tratar mal o outro - Para algumas pessoas é inaceitável a ideia de não ser mais desejada, é inaceitável que o outro não queira mais. Um insulto. Tenho dó dessas pessoas. Porém, outras dão um sumiço simplesmente porque qualquer tipo de contato seja doloroso demais. Não destrate o outro porque não te quer mais, é direito dele. Mas, se você quer cortar relações, corte. É um direito seu.
  • A "piriguéty" e o "pegador" - O próprio nome já diz. Quando a pessoa quer se mostrar tão desencanada em alguém que resolve mostrar isso até demais, pra todo mundo. Considero esse um padrão totalmente desnecessário. E é importante que você tenha um(a) amigo(a) que te diga que isso é muito feio, mocinho(a).

Enfim, cada relacionamento é de um jeito. Mas são todos iguais. As pessoas é que são diferentes, as fases são diferentes, as expectativas, os desejos, os anseios. Só precisamos aprender a aceitar essas diferenças e dar uma nova chance até mesmo pro fim. Tentando mudar os nossos padrões de vez em quando. 

2 comentários:

  1. como sempre se superando !
    Ótimo texto , abre a mente de várias pessoas hehe
    sou fã !

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga "Carrie Bradshaw" hehe. Post perfeito, nada a comentar!

    ResponderExcluir

Gostou? deixe registrado. Não gostou? deixe também.